terça-feira, 16 de junho de 2009

Doença de Harada



Também chamada de Síndrome de Vogt-Koyanagi-Harada ou uveomeningite inflamatória.

É uma doença autoimune que afeta a camada intermediária do olho chamada de úvea.

A doença inicia com dor ocular bilateral leve e olhos vermelhos simulando uma conjuntivite. Com o passar dos dias, a visão começa a ficar borrada, podendo chegar ao ponto em que o paciente passe a enxergar apenas vultos.

Idealmente, ao perceber-se a presença de vermelhidão nos olhos, um médico oftalmologista deve ser consultado. Piorando os sintomas, em 48 horas, deve ser realizado novo exame oftalmológico, incluindo exame de fundo de olho sob dilatação pupilar.

As conjuntivites bacterianas normalmente melhoram dentro de 48 horas com o uso de colírio antibiótico. Por sua vez, a melhora dos sintomas das conjuntivites virais costuma ser mais demorada. Em ambos os casos os pacientes dificilmente reclamam de redução da acuidade visual. Já a vermelhidão dos olhos causada pela doença de Harada não melhora com colírios e deve ser tratada com corticóides endovenosos.

O tempo de recuperação é variável, podendo chegar a demorar algumas semanas. O tratamento, uma vez efetuado, se mantém por vários meses.

Lembrando o escopo de atuação de nosso blog (a interdisciplinariedade das doenças oftalmológicas), essa é uma doença onde deve haver o acompanhamento concomitante por médicos oftalmologistas e reumatologistas.