sexta-feira, 15 de maio de 2009

Neurite Óptica



Neurite óptica é a inflamação do nervo óptico de forma isolada ou associada a uma doença pré-existente chamada de esclerose múltipla.

É mais comum em mulheres jovens (entre 20-40 anos) e começa com uma dor à movimentação ocular e visão borrada do olho que dói.

O paciente geralmente não apresenta olho vermelho ou secreção e piora progressivamente com o passar dos dias.

É fundamental o exame oftalmológico para detectar alteração na observação das cores e o defeito pupilar aferente, que são sinais indiscutíveis da neurite óptica.

Se o paciente já tem diagnóstico de esclerose múltipla, o episódio é mais fácil de diagnosticar.

Sendo uma doença inflamatória, o tratamento é realizado com corticóides. Desde 1.992, é consenso a necessidade de pulsoterapia com metilprednisolona endovenosa para reverter o quadro, minimizando, assim, as chances de recidivas.

Após 14 dias, o quadro ocular pode ceder mesmo sem o uso de medicamentos e o paciente geralmente recupera sua acuidade visual. Em alguns casos pode haver sequelas na qualidade da visão.

Este tipo de doença pode se repetir várias vezes na vida ou ter um único caso isolado. Devem ser, portanto, realizados controles periódicos conjuntos envolvendo oftalmologistas e neurologistas.